Ademir da Guia (Rio de Janeiro, 3 de abril de 1942)- é um ex-futebolista brasileiro, maior ídolo da história do Palmeiras onde foi titular absoluto por mais de dezesseis anos. Considerado pela crítica como um dos melhores jogadores do futebol brasileiro de todos os tempos, pela classe com que jogava herdou o apelido de seu pai, Domingos da Guia, e passou a ser chamado de "Divino".
Também é tido como um dos craques mais injustiçados da história do futebol brasileiro, pois durante toda a sua longa carreira, foi convocado apenas 14 vezes para a Seleção, e disputou apenas uma partida em Copas do Mundo, a de 1974, quando o Brasil já estava desclassificado, na disputa pelo 3º lugar contra a Polônia.
Pela Sociedade Esportiva Palmeiras Ademir jogou 866 partidas , um verdadeiro recorde na história do clube. Marcou 153 gols.
Um fato irônico aconteceu em 1967 quando o técnico Aymoré Moreira pediu a contratação de um outro meia-armador para seu lugar. Achava Ademir um jogador excessivamente frio, sem vibração. O diretor de futebol do verdão Ferruccio Sandoli não pensou duas vezes: "Aqui, o técnico tem toda a liberdade, menos a de ser louco. E querer substituir Ademir é loucura". Aymoré foi demitido. Ademir continuaria ídolo por mais dez anos.
0 comentários:
Postar um comentário